segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Semana da Marioneta volta em Novembro


No âmbito das iniciativas culturais promovidas pelo Município de Ansião, o mês de Novembro é dedicado ao teatro de Marionetas. Assim, está já agendada a Semana das Marionetas 2007 e que promete, mais uma vez, proporcionar grandes momentos de espectáculo e arte. Esta iniciativa insere-se na área de intervenção de Formação de públicos e tem por objectivos Fomentar o acesso à cultura; Dinamizar e divulgar o teatro de marionetas no concelho.

Na programação contemplam-se diversas actividades: espectáculos para escolas e grupos familiares e formação para professores e animadores. No tocante à formação, decorrerá uma acção sobre a expressão dramática da marioneta, pela companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora. Esta acção aborda três questões base da manipulação: Foco; Deslocação e Articulação da fala. Durante a acção são executados um conjuntos de exercícios com distintos suportes com vista à apreensão dos conceitos base de manipulação. Esta actividade terá lugar a 10 de Novembro, no Centro Cultural de Ansião. É destinada a professores, educadores, animadores e actores e terá uma duração de 7 horas.

No tocante a espectáculos, será apresentado a 16 de Novembro pelas 10h30 “Vassilissa ou a boneca no bolso”, pelo Valeteatro. Depois, a 19 de Novembro, também no Centro Cultural mas pelas 14h00, é apresentado “Agakuke e Mamadu o Marabu”, pelo Lua Cheia Teatro para Todos. Ambos os espectáculos são destinados às crianças do 1º Ciclo e dos Jardins Jardins de Infância do concelho.
A semana da marioneta encerra na tarde do dia 24 de Novembro com a exibição da peça “O Problema do Corvo” pela companhia Partículas Elementares.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Ansião e tem o apoio do programa Territorioartes. Informações suplementares ou inscrições podem ser efectivadas junto da Biblioteca Municipal de Ansião.

Nenhum comentário: